Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer

Prefeitura Municipal de Jaraguá do Sul - SC

Telefone: (47) 3270-4300
E-mail:

Museu Histórico Emílio da Silva

MUSEU HISTÓRICO DE JARAGUÁ DO SUL "EMÍLIO DA SILVA"
Av. Marechal Deodoro da Fonseca, 247 - Praça Ângelo Piazera – Centro
CEP: 89251-700 | Jaraguá do Sul /SC
Fone: (47) 3371-8346
Horário: Segunda a sexta-feira, das 7h30 às 11h30 e das 13h às 16h30
Sabados Legais: das 9 às 12 horas


 

 

O MUSEU HISTÓRICO DE JARAGUÁ DO SUL "EMÍLIO DA SILVA" - MHES

O MHES é uma instituição sem fins lucrativos e tem como missão institucional  salvaguardar o patrimônio museal desenvolvendo ações de preservação, pesquisa e estudos, estimulando a releitura crítica das coleções de valor histórico, artístico e científico e promover o desenvolvimento de projetos culturais, a fim de conhecer o passado, compreender o presente e construir o futuro da sociedade.

 

HISTÓRIA 

A região sul do município foi a primeira a ser mapeada para a venda dos lotes de terras e a instalação de um núcleo de colonização ligada aos pomeranos alemães e suecos. Passado mais de um século, o Senhor Eugênio Victor Schmöckel, pomerano brasileiro, na qualidade de prefeito em exercício, criou coletivamente, pela Lei nº 321, de 08 de agosto de 1971, a Biblioteca Pública, Arquivo Público e o Museu Histórico.

Na gestão de 1983 a 1989, Vasel, através do professor Balduino Raulino, iniciaram uma nova fase na administração pública do município, focando novos conceitos que priorizam a defesa do legado cultural do imigrante e do colonizador. Nesta perspectiva, em 1988, foi editada uma nova lei municipal que designou Emílio da Silva o patrono da entidade museal. 
Na década de 90 Museu Municipal “Emílio da Silva” encerrou as atividades para redefinir sua missão e proposta expográfica.
Todavia, no inicio do terceiro milênio ressurgiu um novo movimento patrimonial de memória, em defesa da ocupação do prédio da antiga prefeitura municipal, na Praça Ângelo Piazera, para a instalação do Museu Histórico “Emílio da Silva”.

Sendo o prefeito Irineu Pasold reeleito para o quadriênio 2001 a 2004, priorizou na sua gestão a meta de reabrir o Museu Histórico (MHES) “Emílio da Silva. Assim, em 19 de novembro daquele mesmo ano eram inauguradas as instalações do MHES para o deleite dos munícipes, como espaço de difusão de museológica e de Ação Educativa em museu.
Portanto, a mais de uma década, o MHES tem potencializado os elementos de historicidade em ambiente expográfico, cujos espaços, salas e nichos temáticos tem contribuído para uma leitura crítica da realidade, produção de conhecimentos, bem como o local se transformou num ponto de sociabilidade memorial e turística.

 

O PRÉDIO DO MUSEU HISTÓRICO

Trata-se de um edifício de grandes dimensões para os padrões da arquitetura tradicional. Está edificado em dois pavimentos em alvenaria de tijólos autoportantes e caracteriza-se pelas linhas retas, presentes em todos os detalhes do projeto. A composição é formada por três blocos colocados em primeiro plano, interligados por outros dois, ligeiramente recuados em relação ao plano da fachada. A fachada é perfeitamente simétrica, desenvolvendo-se em torno do bloco central do edifício, onde está o hall principal encimado por seqüência de três janelas.

O telhado não é visível. As elevações laterais repetem, com menos requintes, as soluções gerais da fachada principal. Todo edifício está assentado sobre base que se destaca ligeiramente do plano das paredes. Devem-se destacar as praças fronteiras ao prédio, que o distingue e valoriza a sua inserção na malha urbana.

  • Piso superior: 556,46m²
  • Sotão: 556,46m²
  • Piso: 556,46m²
  • Total da área física: 1.669,38m²

Decreto nº 9.018 de 05/12/2012 - Homologa Tombamento do Prédio

 

 

ASSOCIAÇÃO DOS AMIGOS DO MUSEU HISTÓRICO "EMILIO DA SILVA" -  AAMHES:

A Associação dos Amigos do Museu Histórico "Emilio da Silva" - AAMHES, é uma entidade sem fins lucrativos que visa fundamentalmente estimular e promover projetos, pesquisas e eventos de caráter cultural; sensibilizar a comunidade para a preservação de nosso patrimônio cultural e histórico; manter as nossas tradições com benefícios sociais; e difundira cultura através de projetos de resgate de memória e a difusão de novos valores culturais. 

A AAMHES foi fundada em 18/03/1998 e conta atualmente com 90 associados, possui estatuto próprio e registro no Cartório de Pessoas Jurídicas de Jaraguá do Sul.

© 2024 - Secretaria de Cultura Esporte e Lazer de Jaraguá do Sul - Todos os direitos reservados